quinta-feira, 26 de maio de 2011

O NOVO GOLPE DOS RURALISTAS !

EDITORIAL PROGRAMA VOZES DA AMAZÔNIA - DIA 22 DE MAIO DE 2011.



Car@s Ouvintes, bom dia...



Novo acordo entre o Governo e a Bancada Ruralista poderá neste dia 24 de maio de 2011 consolidar ou não a nova estratégia de ocupação e destruição da Amazônia brasileira.


Historicamente os projetos de ocupação da região Amazônica atenderam aos interesses dos grandes proprietários de terra. Para tornar atrativo a corrida por terras na Amazônia, o governo brasileiro criou alguns projetos, entre eles na Década de 70 o POLAMAZÔNIA, através do qual criou a SUDAM e o BASA: um para subsidiar e o outro para ofereçer o crédito, o R$ para investirem em seus empreendimentos, destacando-se a pecuária e mineração.


Para potencializar a atração dos investidores foram construídas e asfaltadas rodovias: Transamazônica e BR 364; construiu-se hidrelétricas para gerar energia (Balbina, Samuel, Tucuruí); aeroportos para facilitar seus deslocamentos, enfim, tudo foi planejado pensando no grande investidor.


Aos pequenos: seringueiros, ribeirinhos, indígenas restou a luta pela sobrevivência e o fruto desta resistência são as terras de uso coletivo, preservadas e conservadas que hoje restam em RO e na Amazônia.


Entretanto o Novo Código Florestal, que deveria considerar os serviços sócio-ambientais que a floresta em pé e seus habitantes produzem, parece caminhar na contra mão da história.


Parabéns aos poucos deputados federais, entre o Pe. TON que resistem à Destruição dos Povos e da Floresta... Sigamos vigilantes!



Iremar Antonio Ferreira - email: iremafe@gmail.com

Nenhum comentário: