segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

MARCHA EM DEFESA DA VIDA...DOS RIOS...DA AMAZONIA!



Abaixo, segue a carta protocolada na Eletronorte, apos ato publico pelas ruas de Belem e entrada forcada na Diretoria...



Carta em Defesa da Vida
Ilmo. Sr.
Diretor-presidente da Eletronorte.
Jorge Nassar Palmeira

Nós, abaixo-assinados, viemos mais uma vez manifestar nosso inconformismo com a intenção demonstrada pelo governo federal e por esta empresa de prosseguirem à ferro e fogo com o processo de construção da Hidrelétrica de Belo Monte, a despeito das inúmeras manifestações contrárias por parte da sociedade.
Como já foi sobejamente demonstrado, a usina de Belo Monte, se realizada, exigirá como parte de seu custo proibitivo a destruição da Volta Grande do Rio Xingu com seus 100 quilômetros de corredeiras, lagos e cachoeiras, a inundação de vasta área florestal com o deslocamento forçado de pelo menos 20 mil pessoas, o lançamento na atmosfera de gases de efeito estufa em gigantescas quantidades e a ameaças à sobrevivência de uma rica biodiversidade.
Além disto, as cidades da região que possuem precária infra-estrutura urbana sofrerão o impacto da chegada de mais de 100 mil pessoas, atraídas pelas promessas de emprego, gerando conseqüências desastrosas nas áreas da habitação, saúde, educação e segurança.
O custo de Belo Monte se torna ainda mais proibitivo quando se sabe que, na fase de operação, a usina - cuja construção deverá custar R$ 30 bilhões - empregará apenas 700 funcionários e que a energia produzida a este preço exorbitante será destinada quase exclusivamente aos complexos Albrás-Alunorte da Vale, no Pará, e Alcoa, no Maranhão.
Para que tamanho descalabro possa seguir adiante, o governo federal e a Eletronorte organizaram apenas quatro audiências que nada tiveram de públicas com cerceamento, falta de transparência e, ainda por cima, a presença de tropas da Força de Segurança Nacional. Recentemente, as pressões do governo para obter a licença ambiental do Ibama à qualquer custo redundaram na demissão de dois diretores deste órgão.
Diante deste quadro aterrador, estamos aqui para dizer que nossa luta é pela vida e contra aqueles que querem nos impor a morte. Nossos protestos representam a defesa da Amazônia e de um modelo de desenvolvimento que garanta a preservação de nossa rica biodiversidade, e a sustentabilidade e dignidade do povo trabalhador. Nossa força vem de vozes antigas do poder popular. Nossos passos e nossas palavras vieram do fundo da história e nada nos deterá. Viemos aqui para dizer:
Águas para a Vida e não para Morte!
O Belo Monstro não passará!
Rio Xingu vivo para sempre!
Belém, 11 de Dezembro de 2009.

Texto: Cleide Magalhães e Marquinho Mota, assessor de comunicação do Fórum da Amazônia Oriental (Faor)
Foto: Cleide Magalhães.

Nenhum comentário: