segunda-feira, 23 de outubro de 2023

A COP28 E AS GUERRAS NOSSAS DE CADA DIA!

 Hoje eu acordei mais cedo que de costume.

Levantei da cama com uma inquietação gerada por um sonho...

Sonhei que estava em um país diferente do meu... eu caminhava entre corpos estirados pelas ruas... era como que um território em guerra...

Abro o noticiário nas mídias sociais e novamente a notícia principal: mais de 20 crianças na noite anterior foram vítimas de bombardeio na zona sul da cidade que ninguém a chama assim, mas meramente de Faixa de Gaza! O pior disso tudo que foi justamente no lugar para onde o governo de Israel ordenou que fossem os palestinos que ai vivem, sob o pretexto de que iriam atacar para tirar "terroristas" do buraco na parte norte da Faixa... Entretanto, o bombardeio sob os fugitivos da guerra os tem tornado vítimas fáceis... crianças sendo mortas aos montes... será que isso PODE diante das leis internacionais; assim como não podia os outros "terroristas" atacar uma festa jovem ao ar livre em Israel...

As lágrimas saltam aos olhos diante de tamanhas atrocidades... COMO ISSO É POSSÍVEL!!!

Como é possível queimar vivos um casal de idosos indígenas Guarani no Mato Grosso do Sul no Brasil, por terem a pajelança sua única esperança de alcançar Justiça ancestral, já que a justiça dos Cari (os não indígenas) não a fazem.

Como é possível os CARI da Câmara e do Senado quererem eles dizer qual o povo indígena tem ou não tem direito, instaurando um marco temporal... qual ou quando é o Marco Temporal dos Povos Indígenas com os invasores...?

Como é possível o sul do Brasil, Hong Kong, Líbia e tantos outros países sendo devastados por inundações, enquanto que na Amazonía, principalmente no Brasil, a seca, a estiagem promovem a morte de muitas formas de vida e dificultando outras pela escassez de água nos rios, ausência de chuvas, desmatamento, queimadas... frutos da emergência climática e as autoridades, o agronegotóxico e corporações parecem que não tem nada a ver com eles...

Até mesmo as ações dos Governos da Panamazonia não refletem a urgência dos fatos... o paliativo, ajudas emergenciais humanitárias, pouco ou quase nada mudam o cenário caótico em andamento e previstos por cientistas sérios, principalmente os do IPCC. Se não pode mais aquecer como não estancar um dos vilões dessas mudanças que é a exploração e utilização de combustíveis fósseis, associados a emissão de CO2... Já passou da hora de Petróleo Zero? Será que só o Desmatamento Zero vai resolver o problema do aquecimento gerando crise global no clima, sem ação efetiva de reflorestamentos respeitando as especificidades dos ecossistemas, para recuperar verdadeiramente os corredores bioculturais... Será esse o caminho ?

Voltando pra minha realidade, acordando desse sonho triste, a pergunta que não quer calar: que função terá a COP28 nessa conjuntura de guerras nossas de cada dia, de modo particular a desse momento de Israel contra o povo Palestino, num cenário em que os EUA aplicam ou desejam aplicar por meio de seu Presidente, bilhões em armas e milhões em ajuda humanitária pra região, tendo como pano de fundo desse conflito a hegemonia sobre regiões com alta capacidade petrolífera, ao tempo que, parece que tenta cercar, destruir, tomar uma região por meio de Israel, para evitar que uma nova ordem hegemônica se instale por meio da aliança dos BRICS...

E o que os BRISC trazem de novo, de compromisso diante da emergência climática?

Teremos como sociedade civil, capacidade suficiente para promover mudanças estruturais nos processos econômicos, socioculturais em favor do ambiente por inteiro? Conseguiremos traçar ou forçar compromissos dos Governos nessa COP, vislumbrando consolidar um caminho de sustentabilidade da Vida ou geraremos mais guerras para, no desespero, tentar salvar algumas fontes de água e ilhas de florestas, colocando para fora delas os poucos povos e comunidades tradicionais que ainda restam, impecilho a manutenção do pouco oxigênio disponível diante do tamanho caos...?????

A COP28 será muito mais que uma guerra de narrativas... ela deverá representar um clamor coletivo em favor dos Direitos da Natureza, um direito originário, para que a natureza tenha condições de nos proteger de nós mesmos e recriar condições de gerar Vidas...eis o desafio posto a União por Ação Emergencial!

Pelos que vieram antes de nós, por nós e pelos que virão...eu aceito o desafio de mudar radicalmente a relação com o Todo Ambiente e Você ????



Nenhum comentário: