sexta-feira, 10 de junho de 2022

UM SONHO POSSÍVEL PARA NAVEGAR COM ENERGIA SOLAR - RABETA SOLAR !

 MONTANDO UM SONHO MOVIDO A ENERGIA SOLAR


O CERPRO - Comitê de Energia Renovável de Porto Velho RO, por meio do Instituto Madeira Vivo- IMV, com apoio do Fundo Socioambiental CASA, está tirando do papel um sonho possível, que é colocar pra navegar com o "Rabeta Solar", barco movido a motor com élice fixado numa varão de ferro, de onde tira-se o nome de rabeta, que movido pela energia de um motor, com queima de combustível fóssil ou não, gera força e movimento da embarcação.

Neste caso específico, o desafio vem em colocar um barco tamanho familiar, com base na população indígena e ou ribeirinha de nossa região, para navegar com um motor elétrico movido a energia solar. Essa opção tem o caráter de demonstrar sua viabilidade, considerando a diminuição de emissão de poluentes nos rios, com a queima de combustíveis e contaminantes das águas.

A proposta vem desde 2018, mas em 2021 essa ideia foi moldada num pequeno projeto, que em articulação com desenvolvedores de tecnologias apropriadas na cidade de Ji Paraná, se configurou neste projeto do Rabeta Solar, sob a coordenação de Gladimir e sua equipe.

As imagens são dos passos iniciais deste processo, que já teve momento anteriores, quando os desenvolvedores levaram o motor de 2Hp para testes e se decidiu por um motor de 3Hp. A aquisição de uma embarcação tipo voadeira com seu suporte de transporte, permitiu avançar este processo, a qual recebeu o nome de "RAIO DE SOL". 

Breve teremos mais imagens para demonstrar a consolidação deste proposta.

















Nenhum comentário: