terça-feira, 6 de maio de 2014

RUMO AO VII FSPA DE MACAPÁ...VOCÊ PRECISA SABER...

Mesas temáticas do VII FSPA|Definidos os eixos e principais mesas temáticas que farão parte da programação do evento

by forosocialpanamazonico
VII FSPA no meio do mundo| Os temas para discussão já estão definidos
CHAMADA FSPA 2014
Faltando aproximadamente um mês e quinze dias para o grande encontro dos povos da Pan-Amazônia no meio do mundo, durante a realização do VII FSPA, emMacapá/Brasil, os temas das atividades centralizadas já estão quase todos definidos. Definição esta que foi precedida de um período de consulta pública, aberta as organizações e ativistas da Pan-Amazônia.
Uma reunião entre os grupos que compõem o Comitê Organizador local de Macapá, com a participação de representantesdo Comitê de Articulação do Conselho Internacional do FSPA, definiu os eixos e principais mesas temáticas que farão parte da programação do evento que se realiza entre os dias 28 e 31 de maio de 2014. 
O Eixo denominado "As múltiplas Identidades na Pan-Amazônia" terá as seguintes mesas temáticas: Saberes e lutas de resistência das mulheres negras na Pan-Amazônia; Quais as identidades da Pan-Amazônia?;Resistência na diversidade; e Multiculturalismo urbano e rural na Pan-Amazônia.
O Eixo "Terra, água, cuidados, modelo de desenvolvimento e cultura do bem viver na Pan-Amazônia" terá as seguintes mesas temáticas: O bem viver como critica radical ao modelo civilizatório dominante - construindo novas relações entre os seres humanos e a natureza; Financiamento ao desenvolvimento: O papel dos bancos no financiamento da apropriação territorial e dos recursos naturais na Pan-Amazônia; e COP 20: como a Pan-Amazônia entra nesse jogo?
O Eixo "Educação popular e movimentos sociais na Pan-Amazônia" terá as seguintes mesas temáticas: A comunicação como direito humano e a criminalização dosMovimentos sociais;Educação Popular e Direitos Humanos; e A guerra das narrativas: O papel da comunicação na resistência aos grandes projetos.
O Eixo "As lutas das mulheres na Pan-Amazônia" terá as seguintes mesas temáticas: Mulheres e Desenvolvimento; Mercantilização das mulheres;História e saberes das mulheres na Pan-Amazônia; e Soberania alimentar e nutricional e agricultura indígena e familiar.
O Eixo "Juventude na Pan-Amazônia" terá as seguintes mesas temáticas: Combate ao Extermínio da juventude;Juventude e meio ambiente; e Fortalecimento das lutas da juventude dos povos originários e tradicionais na Pan-Amazônia
Aproveitamos para agradecer a todos(as) que enviaram propostas ou participaram diretamente na assembleia que definiu os principais temas. Todas as sugestões foram levadas em consideração e avaliamos que, direta e/ou indiretamente, conseguiu-se abranger um amplo legue de questões fundamentais para a discussão pan-amazônica.
Em breve nos encontraremos no meio do mundo para conhecer outras experiências, nas atividades autogestionadas, debater diversos temas, nas atividades centralizadas, e articular ações e planos de lutas que possam ampliar a unidade, a resistência e os caminhos em direção a construção de um outro mundo, livre da opressão e da exploração dos seres humanos e da natureza pelo capital.
A partir de 28 de maio todas(os) ao VII FSPA, em Macapá/Brasil, pois, como afirma a chamada deste fórum "No meio do mundo os povos se encontram".

Nenhum comentário: