terça-feira, 7 de setembro de 2010

QUER FISCALIZAR O BNDES? SIGA ESTA MATÉRIA

Mapa permite visualizar financiamentos do BNDES ( CLIK AQUI)

Ibase coloca na internet o “Mapa Interativo de Projetos Apoiados pelo BNDES”. Hospedado no site da Plataforma BNDES – conjunto de organizações, entre elas o Ibase, que monitoram socialmente o banco e pressionam por sua democratização – , o Mapa permite visualizar informações sobre mais de 500 (até o momento, já que a atualização será permanente) projetos financiados pelo BNDES em todo o país, desde 2006.
A busca pode ser feita por “tipos de projeto” (como “etanol”, “unidade hidrelétrica”, entre outros), mas também por localização e valor da operação. É possível visualizar, ainda, áreas indígenas e áreas de proteção ambiental próximas aos empreendimentos. E na seção “Sua voz”, internautas podem registrar informações sobre cada um dos financiamentos, especialmente possíveis impactos sociais, econômicos e ambientais gerados.“Diversos empreendimentos financiados pelo BNDES, em setores como mineração, siderurgia, etanol, hidrelétricas, entre outros, causam impactos negativos para as populações dos territórios afetados.
No longo prazo, o mapa nos ajudará a dimensionar o conjunto desses problemas, bem como a pressionar para que o banco reveja seus critérios ao liberar certos financiamentos”, diz Eugênia Motta, pesquisadora do Ibase.Os dados do Mapa são retiradas do próprio site do BNDES, bem como de seus relatórios e informes.

Nenhum comentário: