quarta-feira, 7 de abril de 2010

POVOS EM MARCHA!...

Atingidos por barragens participam de encontro nacional, em Brasília
Entre os dias 8 e 12 de abril, cerca de 700 atingidos por barragens de todo o país estarão reunidos, em Brasília, para o Encontro Nacional da Juventude – pelos direitos dos atingidos por barragens e por um projeto energético popular. O evento, organizado pelo MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), será realizado no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília (UnB).
O Encontro terá o objetivo de discutir e denunciar a violação dos direitos dos atingidos no processo de construção de barragens e de discutir a respeito dos projetos que constam no novo Plano Decenal de Energia Elétrica, previsto para entrar em consulta pública em abril. Além disso, o Encontro culminará numa formatura simbólica dos jovens atingidos por barragens que estiveram em processo de formação durante o último período.
O MAB também vai debater o projeto da hidrelétrica de Belo Monte, cujo leilão está previsto para acontecer no próximo dia 20/4. “Os atingidos são, historicamente, vítimas de um enorme processo de violação dos direitos humanos. Por falta de uma política pública nesse setor, as hidrelétricas estão difundindo a pobreza, a miséria e a destruição do meio ambiente. Acreditamos que Belo Monte será um forte exemplo desse descaso com a população atingida e com a natureza. Por isso, nesse encontro, também reafirmaremos nossa posição contrária a essa usina e reforçaremos nossas linhas de ação para o próximo período”, afirmou Rogério Hohn, da coordenação nacional do MAB.
A abertura está prevista para as 15 horas do dia 8/4, com a participação de representantes de diversas organizações. Na noite do dia 8, o MAB e demais movimentos sociais da Via Campesina irão fazer o Lançamento da Campanha mundial da Via Campesina para acabar com as violências contra as mulheres. A Campanha terá um caráter de denúncia e pretende desmistificar a naturalização da violência física e psicológica. O Encontro Nacional da Juventude é a continuação da jornada de lutas realizada em meados de março pelo MAB em virtude do Dia Internacional de Luta Contra as Barragens, onde os atingidos realizaram acampamentos e mobilizações em várias regiões do país.

Nenhum comentário: