terça-feira, 11 de dezembro de 2012

REDD INDÍGENA A QUEM INTERESSA!?

A proposta REDD Indígena da COICA + WWF: sem o consentimento das bases indígenas

Os professionais conferencistas da COICA (fortemente financiada e cortejada por entidades pró-REDD como a Fundação Ford, o Banco Mundial, a Noruega, a WWF, CI, FED e outros)  realizaram no dia 18 de maio de 2012 um evento sobre uma proposta REDD+ Indígena, em Bonn, Alemanha, no âmbito da reunião preparativa para a Conferência do Clima da ONU em Doha.
 
Foi Juan Carlos Jintiach, "Especialista de Cooperação Internacional" que compartilhava em nome da COICA a visão “de seu povo” para a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD +). Supostamente trataria de uma proposta REDD+ indígena que, inclusive, poderia ser implementada com ou sem o mercado de carbono
 
Porém, quando Juan Carlos Jintiach e outros indivíduos indígenas e membros da COICA anunciaram essa proposta para o REDD+ Indígena durante as negociações sobre as Mudanças do Clima da ONU, em Doha, comunidades e grupos indígenas, nações e povos que vivem no próprio solo, não tinham voz, não tinham nenhuma informação, nenhum conhecimento, nenhuma consulta, e, portanto, nenhuma idéia sobre o que a COICA está dizendo em seu nome a nível internacional.
 
"O que foi apresentado agora pela COICA como REDD+ Indígena, é uma proposta muito aguardada pelos povos indígenas da Amazônia ..." ressalta o site da ong WWF, que começou a "apoiar" COICA desde 2008, certamente tão logo a falsa solução da REDD para alterações climáticas tornou-se a mais nova moda dentro da ONU, bem como fora dela.
"Isso é uma importante contribuição para a construção do mecanismo REDD+, uma vez que (...) promove ainda mais a cooperação de todas as partes involvidas ...", continua o artigo do sítio da WWF.
 
Talvez seja bom para eles, mas é muito ruim para os povos e ruins para o clima.
 
Cerca de um mês atrás, Earth Peoples / Povos da Terra foi informado por representantes de estados europeus que a Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA) havia enviado a proposta de REDD + Indígena para os estados, com o objetivo de buscar parcerias - e, finalmente financiamento.
 
Ao mesmo tempo, durante os últimos meses, vários indivíduos de organizações indígenas nacionais que pertencem às regiões de floresta tropical na América do Sul e que são membros da COICA, responderam a Earth Peoples / Povos da Terra, que os povos não tinham tomado qualquer decisão ) sobre a proposta de REDD + Indígena, nem durante as reuniões da COICA, como a reunião em Manaus com todos os membros presentes, nem durante o Acampamento Terra Livre, o contro-evento paralelo à conferência Rio +20.
 
Ou seja, a proposta da Coica acerca do REDD+ Indígena carece de legitimidade.
 
Por: Rebecca Sommer (rebeccasommer@earthlink.net) Consultar da ONU para assuntos indígenas
 
OBS.: ME ASSUSTA ESTE ENCAMINHAMENTO NA ESFERA INTERNACIONAL PORQUE PARTICIPEI DE VÁRIOS DEBATES DOS POVOS INDÍGENAS NA CÚPULA DOS POVOS, NO ACAMPAMENTO TERRA LIVRE E PELOS DISCURSOS OUVIDOS, TODOS CONDENARAM VEEMENTEMENTE OS PROJETOS REDD EM TERRAS INDÍGENAS. LOGO SE HÁ ALGUM ACORDO DE LIDERANÇAS COM QUALQUER ONG OU EMPRESA QUE SEJA, A MEU VER NÃO TER CONSENTIMENTO DOS POVOS DAS ALDEIAS. ISSO SINALIZA QUE A CRISE DE REPRESENTATIVIDADE E O APROVEITAMENTO DAS FRAGILIDADES FINANCEIRAS DA ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS, TEM PROPICIADO UM CAMINHO FÉRTIL PARA QUE ONG´S OCUPEM ESPAÇO E PAUTEM AS LIDERANÇAS COM ESTAS INVENÇÕES DO CAPITALISMO VERDE... É O QUE PENSO

Nenhum comentário: