quarta-feira, 22 de abril de 2020

NÚCLEO DO FÓRUM MUDANÇAS CLIMÁTICAS E JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL DE RO DENUNCIA MORTE DE INDÍGENA



NOTA DE PROTESTO E SOLIDARIEDADE

A MÃE TERRA CHORA O ASSASSINATO DE MAIS UM FILHO

Hoje é dia 22 de Abril de 2020, dia Internacional da Mãe Terra, conforme instituiu a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas -ONU em 2009, após muita pressão de povos e organizações sociais, entendendo que a Terra é provedora de Vida e portanto, MÃE.
Infelizmente esta Mãe chora o assassinato de mais um filho seu: Ari Uru Eu Wau Wau, ocorrido entre os dia 17 e 18 de Abril, no município de Tarilândia, interior do Estado de Rondônia, conforme denúncia feita pela Associação Etnoambiental Kanindé.
Os povos habitantes da Terra Indígena Uru Eu Wau Wau sofrem ameaças e violências desde há muito tempo, como acontece também com muitos outros povos indígenas e comunidades tradicionais. Essa é a política que muitos governos têm para eles: Invasão, roubo, aculturação e genocídio. Na década de 80  o Povo Uru Eu Wau Wau conquistou a demarcação de sua Terra Indígena, após muita pressão nacional e internacional, mas nem isso diminuiu a pressão sobre eles. Ameaças de morte a lideranças Uru Eu Wau Wau, Karipuna entre outros povos em Rondônia não é novidade. Mas, a concretização deste assassinato, em pleno governo Bolsonaro é uma clara mensagem de que as Leis deste País, que deveriam proteger a Vida estão sendo violadas com “sentimento de apoio governamental”.
Este crime bárbaro não pode ficar impune. Os órgãos de Justiça e as instituições que ainda respeitam a Constituição Federal e as leis brasileiras precisam dar uma resposta à sociedade, ao povo Uru Eu Wau Wau e aos que defendem o direito à Vida acima de qualquer interesse particular.
Por isso, nós do Comitê de Defesa da Vida Amazônia na Bacia do Rio Madeira: contra as Mudanças Climáticas e por Justiça Socioambiental, Núcleo Rondônia do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, DENUNCIAMOS que é urgente e necessário que seja dado um basta nesta violência. Os órgãos responsáveis pela proteção à Vida dos Povos Indígenas que não cumprirem com suas obrigações legais, poderão ser levados aos Tribunais Internacionais por conivência com os crimes de genocídio, etnocídio e ecocídio.
Em solidariedade aos familiares do professor Ari Uru Eu Wau Wau declaramos “nenhuma gota de sangue indígena a mais em território brasileiro e de modo especial na Amazônia”.
Juntos pela Vida da Pachamama, da Mãe Terra e dos filhos e filhas da Terra.

Porto Velho RO, 22 de Abril de 2020.

COMITÊ DE DEFESA DA VIDA AMAZÔNICA NA BACIA DO RIO MADEIRA: CONTRA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E POR JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL

Nenhum comentário: