segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

NÚCLEO DO FMCJS EM RO REALIZA ENCONTRO NA FRONTEIRA

NÚCLEO DO FMCJS EM RO REALIZA ENCONTRO NA FRONTEIRA
Foto: Marina - Caritas de Gm.


O Núcleo do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental em RO, sob articulação do Comitê em Defesa da Vida Amazônica na bacia do rio Madeira: contra as mudanças climáticas e pela Justiça Socioambiental, realizou no salão do Centro Catequético de Guajará Mirim, o Encontro: FORTALECENDO BOAS PRÁTICAS EM DEFESA DA CASA COMUM NA BACIA DO MADEIRA no último dia 07 de Fevereiro.
O Encontro foi articulado por meio do Instituto Madeira Vivo, da MISEREOR, na pessoa do sr. Stefan Kramer e da Diocese de Guajará Mirim, na pessoa de Dom Benedito. Foram mobilizados coletivos organizados do Brasil (Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará Mirim) e da Bolívia (Guayaramerin e Riberalta), para juntos refletirmos sobre as ameaças que rondam nossos territórios e as potencialidades organizativas para dialogar com a sociedade civil de ambos os países, na perspectiva de manter e promover a vida na sua integralidade nesta Casa Comum.
O dia todo foi tomado não só de reflexões, mas também da construção de ideias para ações comuns, criativas que possam mobilizar nossa população na percepção da importância de nossos rios seguirem livres para nós também tenhamos vida digna, sã e com nossos povos livres dos projetos de morte, à exemplo do já ocorrido com as construções das hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau, promovendo inundações, perdas da biodiversidade, de vidas humanas, dos recursos naturais essenciais à manutenção das pessoas que vivem nesta grande bacia do rio Madeira.
Ao final do encontro os participantes que vieram das aldeias, pescadores, ribeirinhos, agroextrativistas, das cidades, da agricultura familiar, das pastorais sociais das igrejas irmãs, de organizações sociais, de centros de pesquisa\investigação e dos Comitês Populares, decidimos que de mãos dadas teremos mais condições de atuar e sermos mais fortes. Para tanto, seguiremos nos organizando à partir das bases onde cada um e cada um atua, para construir um projeto de Vida plena.
Assumimos o compromisso de organizar junto com nosso povo ações que nos mova no sentido de valorizar e promover a vida de nossos rios, florestas, povos e culturas. Para tanto, queremos contar com mais gente nesta caminhada e de modo especial da cooperação nacional e internacional.
Decidimos seguir com nossa Campanha internacional: "SIM A VIDA, NÃO AS REPRESAS NA AMAZONÍA", lançado em 2019 em La Paz com apoio de UNITAS e que no IX FOSPA em Mocoa será expandida para os demais países da Panamazonia.
Decidimos marcar este momento com um Manifesto Popular a sociedade como forma de fincar nossos pés no chão da luta com e junto à nosso povo, que breve será divulgado.
Quem quiser somar nesta luta é só chegar.

Iremar Ferreira

Nenhum comentário: