terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Inundação de Vidas no Rio Madeira

Usinas hidrelétricas no Madeira causam inundação

Os povos da beira do rio Madeira já estão ficando debaixo d'água frente a mais uma inundação que se consolida.
O vaivém das águas represadas após a construção das hidrelétricas no Rio Madeira desde seu início em 2007 tem deixado um rastro de destruição de vidas. "Ninguém mais tem sussego depois que os homens do poder decidiram construir estas barragens, depois de mais de 55 anos aqui vivendo na beira deste rio, aqui em Nazaré, nunca mais tivemos paz...perdemos toda produção, casa com a inundação em 2014 e agora em 2019 está se repetindo novamente e nos deixando sem nenhum apoio dos governantes..." denuncia Sr. Lindoberge Garcia.
Hoje dia 23 de fevereiro por aqui passou uma equipe da defesa civil para registrar a situação e avisar que até meados de março deve subir mais de




um metro, o que significa que toda a vila e todos os moradores no alto e baixo Rio Madeira (incluindo a Bolívia) até o Amazonas sofrerão as amarguras de um rio revolto por seu aprisionamento e cujas consequências levarão anos ou décadas para recuperar, principalmente no item subsistência, já que a perda de sementes e mudas, peixes, aves, animais representam insegurança alimentar e nutricional.
Apesar de tudo isso as pessoas tentam se ajudar para seguir vivendo como pôde.

Um comentário:

Unknown disse...

Los gobernantes de izquierda y derecha, solo buscar generar ingresos para la burocracia de sus gobiernos y los políticos de turno, se olvidan las poblaciones locales, cómo los que vivimos en la Cuenca del madera.