sábado, 21 de julho de 2012

MORTE DO PROJETO PESCA SUSTENTÁVEL NO RIO JACI-PARANÁ



Compartilho este vídeo... Parte de um sonho que morreu em dezembro/11 com a formação do lago da usina de Santo Antonio no Rio Madeira.
O projeto Pesca Sustentável que teve o patrocínio do Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras - edital 2008 e com início em 2009, objetivava implantar a criação de peixes em tanques redes, repovoamento e recuperação de mata ciliar com arvores nativas...
Após muito trabalho coletivo, coordenado conjuntamente pelo IMV e pela PIRÁ (organização coletiva dos pescadores tradicionais de Jaci-Paraná), esse sonho morreu e deixou muita decepção e revolta, principalmente com o descaso de representantes da Santo Antônio Energia.
Mesmo tendo acordado indenização realizada com representantes dessa, IMV e pescadores, a proposta foi totalmente rejeitada sem margem para negociação, o que levou o IMV como personalidade jurídica responsável, a entrar com ação na Justiça reivindicando os direitos devidos às famílias que viram seu sonho de gerar renda e segurança alimentar morrer repentinamente.
Técnico da empresa chega a acusar os pescadores afirmando que os peixes morreram de maus tratos e falta de alimentação, tamanho o absurdo do descaso para com aqueles que eles desalojaram da beira do rio, do peixe, da Vida tranquila...
Assim segue as marcas do desenvolvimento onde as empresas são senhoras do destino dos povos do Madeira...

Nenhum comentário: