quinta-feira, 24 de março de 2011

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SE FAZ NO DIA-A-DIA...

Seminário reúne técnicos e gestores das Bases de Serviços de Comercialização em Manaus/AM
18/03/2011 04:11
Do dia 21 até o dia 25 de março, se realiza em Manaus (AM), o Seminário "Formação de Técnicos e Gestores de Bases de Serviços de Comercialização (BSC) - Norte e Centro-Oeste". O evento, organizado pela Fundação Cândido Rondon e organização não governamental Nymuendaju, conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA).
O evento objetiva formar técnicos de BSC para o assessoramento aos empreendimentos da agricultura familiar no mercado, bem como promover o intercâmbio de experiências entre técnicos e gestores das Bases.
Durante cinco dias os participantes debaterão assuntos como territorialidade; agricultura familiar na comercialização solidária; o papel das BSCs; mercado institucional e outras estratégias de comercialização.
Lúcia Tereza Rosário, consultora e articuladora para ações de dinamização econômica (das regiões Norte e Centro-Oeste), explica que o Seminário está dividido em dois blocos, um mais conceitual e outro operacional. “Nessa segunda parte vamos esclarecer dúvidas sobre chamadas públicas para o PNAE; etapas de elaboração de projetos para o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA; orientações sobre o papel das Bases de Serviço e as prioridades para o trabalho do técnico. Além disso, haverá um momento para troca de experiências, o que enriquecerá o debate”, afirmou ela.
Este é o primeiro seminário promovido para técnicos e gestores das regiões Norte e Centro-Oeste com expectativa de aproximadamente 60 participantes (agricultores familiares, assessores técnicos e agentes de desenvolvimento econômico sustentável).

De Rondônia participam as seguintes pessoas e instituições: Sr. Esmeraldo (RECA - Porto Velho), Sr. João Vieira (COOPFLORA - Machadinho do Oeste) e Haiandara Rabelo (COOPERVIDA - Ouro Preto do Oeste), ambas entidades com experiências em comercialização de produtos da Agricultura Familiar e Solidária...

Saiba mais:
Bases de Serviços Técnicos de Comercialização (BSC) são instituições que prestam um ou mais tipos de serviços de apoio aos processos produtivos e comerciais dos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. Podem ser Ongs, associações e cooperativas que, com o apoio do MDA, atuam focadas no recorte territorial ou na escala estadual.
SERVIÇO:
O que: Seminário "Formação de Técnicos e Gestores de Bases de Serviços de Comercialização (BSC) - Norte e Centro-Oeste"
Local: Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas - Rua José Paranaguá, 435 – Centro, Manaus-AM
Informações: (61) 2020 0875/0873 e (92) 3238 6999

Nenhum comentário: