sexta-feira, 29 de maio de 2009

MUDANÇAS CLIMÁTICAS - UMA TRISTE REALIDADE...

Aquecimento global causa 300 mil mortes por ano, diz Kofi Annan


A crise climática é responsável por 300 mil mortes por ano e afeta 300 milhões de pessoas, além de gerar perdas econômicas de mais de US$ 125 bi ao ano, segundo "A Anatomia de uma Crise Silenciosa", primeiro estudo que trata sobre os efeitos da elevação do clima nos seres humanos e que foi organizado pelo ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Kofi Annan.

O estudo, divulgado hoje (29) pelo Fórum Humanitário Global (FHG), mostra que o número de pessoas que morrem por efeitos da mudança climática pode subir para 500 mil até 2030. Segundo ele, em 20 anos, o número de afetados vai atingir 10% da população mundial de hoje - 6,7 bilhões.

As projeções do relatório afirmam que as inundações, tempestades e incêndios florestais serão responsáveis por 500 mil mortes anuais até 2030. Além disso, as perdas atribuídas às alterações climáticas poderão ser, em 2030, de US$ 600 bilhões ao ano.

Apesar dos números, o relatório alerta que o real impacto do aquecimento global deve ser muito mais grave do que o texto prevê, já que sua base são os cenários mais conservadores estabelecidos pela ONU. Novas pesquisas científicas apontam para uma mudança climática maior e mais rápida.

Possível solução
Para evitar os piores impactos, o estudo mostra que seria preciso multiplicar por cem os esforços de adaptação às mudanças climáticas nos países em desenvolvimento. Verbas internacionais destinadas a isso alcançam apenas 400 milhões de dólares por ano, enquanto o custo estimado da mudança climática fica em 32 bilhões de dólares.

"O financiamento dos países ricos para ajudar os pobres e vulneráveis a se adaptarem à mudança climática não chega nem a 1% do que é necessário", disse Barbara Stocking, executiva-chefe da ONG britânica Oxfam e integrante do conselho diretor do FHG. "Essa flagrante injustiça precisa ser resolvida em Copenhague em dezembro."

Veja o resumo executivo do estudo

Veja a introdução do relatório, escrito por Kofi Annan

Veja o vídeo sobre os impactos

http://ef.amazonia.org.br/index

Nenhum comentário: