quinta-feira, 10 de setembro de 2020

POR RIELI...PELOS POVOS INDÍGENAS



QUANDO A FLECHA ATINGE O PEITO É PORQUE O TIRO JÁ FEZ VÍTIMAS...

Registro neste momento, as 21:50 deste dia 09 de setembro de 2020, a triste notícia nos passada por Ivaneide Bandeira, da Associação EtnoAmbiental Kaninde, que o mesmo veio a óbito em decorrência de uma flechada quando tentava proteger um grupo de Indígenas isolados na região de Seringueiras no estado de Rondônia.

Seu trabalho na proteção deste grupo não era de hoje, assim como seu compromisso na proteção dos grupos de Indígenas isolados, mesmo sem condições de trabalho adequado, de modo particular nestes dois últimos anos, quando a política antiindigena ganha forças dentro do Governo Federal.

Convém destacar que, com o asfaltamento da BR 429 a pressão sob a Terra Indígena Uru Eu Wau Wau aumentou fortemente e os limites foram aos poucos sendo descaracterizados e a área de amortecimento violada.

Com isso a destruição passou a afetar este grupo no interior da referida terra, não lhes restando outra alternativa a não ser sair em busca de produção, objetos...

Rieli tentava a todo custo evitar o contato o direto, para evitar contaminação e por isso buscava fazer a proteção a distância.

Mas os últimos meses a situação se agravou pelas saídas dos indígenas nos lotes de colonos e o registro de várias situações de medo e de ameaças foram divulgadas nas mídias sociais.

Ao que parece, os indígenas não tinham mais confiança em ninguém da região pela situação a que estavam sendo submetidos...e isso custou a vida do que atuava incansavelmente para defender suas vidas...uma flecha silenciou Rieli e revela que "balas", tiros, já fez vítimas neste grupo ao ponto de atacarem em legítima defesa do pouco que lhes resta de território...

Rieli foi vítima da própria política indigenista atual...


Aos familiares de Rieli nossa solidariedade e respeito.

Aos Indígenas a continuidade da luta de Rieli por sua proteção.

Aos colonos pedimos compreensão e respeito.

Aos invasores pedimos prisão... Justiça.

Aos governantes exigimos corresponsabilidade e compromisso com a Vida dos povos indígenas.

Aos órgãos de Justiça que se faça Justiça em defesa da vida dos que lutam para continuar vivos, os indígenas em condição de isolamento social.


Rieli, presente, presente, presente.


Iremar Antonio Ferreira - IMV\FMCJS

Nenhum comentário: