terça-feira, 28 de setembro de 2010

POVOS DA AMÉRICA EM MARCHA CONTRA OS PROJETOS DE MORTE...

Atingidos por barragens de vários países reúnem-se no México contra o atual modelo energético

De 2 a 7 de outubro acontecerá em Temacapulín, no México, o 3º Encontro Internacional do Atingidos por Barragens. Mais de 300 atingidos, representantes de organizações civis e de movimentos sociais de todo o mundo se reunirão para compartilhar experiências e informações, desenvolver estratégias coletivas e fortalecer o movimento internacional de luta contra as barragens.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estará presente com uma delegação que levará as experiências de luta e organização dos atingidos no Brasil. “Somos um movimento de referência mundial, o primeiro encontro internacional que sediamos aqui no Brasil, em 1997, foi um marco na luta internacional. Foi neste encontro que decidimos que o dia 14 de março, que era o Dia Nacional de Luta Contra as Barragens, se tornaria um dia internacional de luta, de lá para cá, todos os anos, muitos países fazem mobilizações e protestos nesta data ou em torno da semana”, declarou Josivaldo de Oliveira , da coordenação do MAB.

O MAB avalia que a luta contra as barragens deve ser internacional, pois as grandes empresas do setor elétrico são as mesmas em vários continentes. “É também com este intuito que estaremos participando do encontro, queremos apontar iniciativas e táticas comuns de organização para termos mais forças já que as empresas que nos expulsam de nossas terras são praticamente as mesmas em todo o mundo. Além disso, levaremos o debate sobre a atual matriz energética, suas conseqüências e propostas para um modelo energético popular”, finalizou Josivaldo.

Os moradores de Temacapulín, região que acolherá o encontro internacional, estão realizando uma campanha para impedir a construção da barragem El Zapotillo. Eles receberão os participantes em seu povoado e em suas casas para este encontro. Segundo os organizadores do encontro, estão confirmados participantes da África, Europa, América Latina, América do Norte, Ásia Central y Sudeste Asiático.

Veja o vídeo de boas vindas ao encontro
Acompanhe a cobertura do Encontro no site do MAB: www.mabnacional.org.br

Nenhum comentário: