quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CONVOCAÇÃO: TOD@S A ITAITUBA...








CARTA DE CONVOCAÇÃO POPULAR
Amazônia/Brasil, junho de 2010.

Os povos e comunidades rurais e urbanas da Amazônia brasileira, habitantes das bacias do rios: Madeira, Teles Pires, Tapajós e Xingu, atingidas e ou ameaçadas por grandes projetos de infra-estrutura: hidrelétricas, hidrovias, rodovias, gasodutos e mineração, à serviço do capital avassalador, que não leva em conta nossa sócio-diversidade cultural, econômica e ambiental, vem CONVOCAR todas as guerreiras e guerreiros da Pan-Amazônia, do Brasil e do Mundo para um grande “empate”, à exemplo de Chico Mendes, em favor da VIDA.
Convocamos-os para uma grande assembléia popular, um gesto político e de solidariedade mútua entre os povos e comunidades atingidos e ou ameaçados pelos grandes projetos de infra-estrutura, os quais tem contribuído diretamente para o aumento do desmatamento, concentração fundiária, concentração de poder político e financeiro, privatização e contaminação dos recursos hídricos, depredação dos recursos florestais, comprometendo a “qualidade de vida” de centenas de povos indígenas, comunidades quilombolas, pescadores tradicionais, seringueiros, ribeirinhos, agricultores familiares e moradores dos núcleos urbanos.
Convoca-os para que juntos, façamos ecoar para todo o Planeta que os Povos e Comunidades da Pan-Amazônia estão pagando com suas vidas pela integração econômica forçada, promovida pela IIRSA – Iniciativa de Integração da América do Sul e o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do governo brasileiro, pois ambos não promovem a “integração” dos povos e comunidades, ao contrário, desintegra-os, a exemplo do que está acontecendo com os povos e comunidades no Complexo Madeira, Interoceânica e Complexo Xingu. O desenvolvimento prometido por empresas e governos é para poucos.
Venham todas e todos a Itaituba/PA, entre os dias 25 a 27 de agosto de 2010, tragam suas bandeiras de lutas do campo e da cidade, de todos os Povos e Comunidades. Vamos realizar o I Encontro dos Povos e Comunidades Atingidos por grandes projetos de infra-estrutura nas bacias dos rios da Amazônia: Madeira, Tapajós, Teles Pires e Xingu. Faça parte desta luta... porque na luta do povo ninguém se cansa...!
Este grande encontro é parte do processo de preparação ao Fórum Social Pan-Amazônico a ser realizado em Santarém de 24 a 29 de novembro. A organização do encontro está sob responsabilidade da Aliança e do Movimento Tapajós Vivo, com apoio do Movimento Xingu Vivo para Sempre, do Movimento Madeira Vivo e do Movimento em Defesa do Rio Teles Pires... Participem...!!

link de reportagem sobre energias limpas pelo Greenpeace e participação do Iremar sobre o Encontro dos 4 Rios no Conexão Futura:

Nenhum comentário: